sábado, 13 de junho de 2015

Biografia:Santo Antônio de Pádua

    Fernando Martins de Bulhões nasceu em lisboa em 15 de agosto de 1195,sendo os pais Martin de Bulhões e Teresa Taveira,oriundas da fundação da monarquia lusitana por D. Afonso Henriques.Lisboa ainda era uma pequena cidade de população mesclada de traços árabes,romanos e povos pagãos antes do advento do Cristianismo.
  O ensino restrito era dado pelo Clero, na Sé de Lisboa o jovem Fernando adquiriu os primeiros conhecimentos até os quinze anos de idade,em 1211 entra para o convento dos frades agostinianos,em São Vicente de Fora,onde pouco permaneceu devido a pertubações que não combinavam com sua conduta de vida,foi para o retiro de Coimbra em 1212.
  Lá estudou filosofia e teologia e adquiriu erudição mediúnica que deveria construir mais tarde atributo de sua colossal figura.
  Esta minúcia tem cabimento de haver o futuro santo pertencido ao clero quando certos e sabidos de que os males já deturpavam a Igreja e  tinham desvirtuado muito a pureza das doutrinas de Jesus Cristo.
  Para Santo Antônio a regra agostiniana não era um modelo de vida para ele,onde ele via no mosteiro de Santa Cruz-que na época dava o que falar- que os frades trocavam favores espirituais, aproveitavam da piedade dos fieis que preferiam os monges do que os párocos.
  O Bispo da diocese de Coimbra ainda colaborava com este todo vilipendio .
  Uma vez um rixa com D. Bernado além de ofender sua jurisdição,cometeu sacrilégio na Catedral de Coimbra,mas se não fosse a intervenção do Papa,onde isto iria parar.
  O rei D.Sancho I escreveu uma carta ao Papa Inocêncio III sobre a ostentação de riqueza e soberba do Clero.
   Santo Antônio mudou para a ordem dos frades franciscanos,mas sua religiosidade não melhorou, a riqueza do mosteiro o incomodava e o Jesus que ele conhecia era o do evangelho  e não os que os monges  ensinavam,era o mesmo Jesus de São Francisco de Assis.
    O espírito de Santo Antônio sofreu inevitável pertubação do corpo material e teve de servir-se dos meios para produzir os frutos de sua missão aqui na Terra.
    Em meio as cruzadas e intolerância em nome da paz do Cristo o papado era o centro de intrigas da época e fonte de escândalos pela  tirania da Igreja Romana.Ninguém protestava e tudo era e excomungação nas masmorras e nas fogueiras.
     Nessa ocasião São Francisco e seus pregadores surgiram para a verdadeira fé cristã para regenerar os transviados;então a rainha D. Urraca fundara um convento para estes frades e os agostinianos cederam um de seus terrenos para a os franciscanos.
  Houve um grande massacre de franciscanos em Marrocos devido a expansão cristã,aos 25 anos de idade Santo Antônio ingressou na ordem dos franciscanos,recebendo o nome de Antônio,fazendo o empenho de ir à Africa, mas não tinha confiança dos superiores para tal pois como verdadeiros médiuns envidados por Deus,era modesto ao extremo e franzino que poucos avinhariam que ele já tinha um grande saber acumulado.
  Foi para a Africa,mas adoeceu gravemente que teve de voltar para a Espanha,onde convalesceu por dois meses.
  Em Messina na Espanha Antônio brilhou na reunião entre franciscanos e dominicanos,mas antes nem se era notado pela sua humildade,começou a falar do temor a Deus e com muita eloquência tocou nos pontos vitais do Evangelho e da prática do Cristianismo,pasmos curvaram-se a autoridade moral de Santo Antônio,informaram imediatamente São Francisco de Assis.  Era médium de materialização,efeitos físicos,vidente,transporte,transfiguração,cura,inspiração,audiente,transmissão de fluidos e profético.
    Reconhecido como um grande orador, em certa ocasião Santo Antonio estava pregando, quando teve uma visão. Interrompeu repentinamente o sermão e adormeceu. Nesse mesmo instante, em Lisboa, seu pai, acusado falsamente de homicídio, era conduzido ao suplício. Santo Antônio apareceu na capital portuguesa e demonstrou a inocência do pai. Este fenômeno mediúnico é chamado de bicorporeidade ou bilocação e ocorre como uma propriedade do perispírito que, deixando o corpo em sono ou em estado extático, pode transportar-se a outro local e tomar a aparência de um corpo tangível, de maneira a se acreditar na sua presença real e simultânea em dois lugares diferentes.(ver em Obras Póstumas bicorporiedade).
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário