sábado, 28 de março de 2015

A Papisa na Jornada do Herói - A Mãe Celestial


 Ao oposto do Mago a Papisa ela principia o lado passivo, receptivo. Simbolizando a disposição paciente de deixar-se conduzir e de esperar o momento de reagir ao impulso (simbolizado do Mago, o principio masculino). Como ela sabe que todas as coisas têm o Tempo certo, consegue deixar as coisas acontecerem sem interferir ansiosamente. É a confiança da voz interior, que nos indica determinado caminho a seguir, quando e como devemos agir... Ou reagir. 
 No Tarô de Waite está sentada entre as duas colunas abertas, trazendo as letras B e J, de acordo com a Bíblia o Rei Salomão mandou construir duas colunas com as iniciais B e J. Significando os nomes Boaz e Joaquim (2Crônicas 3:17 e Reis 7:21).O significado dessas colunas ninguém sabe e também tem especulado muito sobre os seus nomes,uma dessas origens seria na maçonaria,na carta do Tarô uma é preta e a outra é branca,como luz e travas,dia e noite,verão e inverno,outono e primavera,onde Papisa fica no centro dessa polaridade ,porque ambos os lados valem muito para ela. 
 Ela não separa e nem avalia, pois sabe que a união de dois pólos resulta num todo, diante disto seria conseqüente unir as ler as letras como Baal e Javé. Baal era o consorte da Rainha do céu canaanita, Astatre, cujo era o lunar ao passo que Javé (Jeová), o Deus do Velho Testamento era um Deus de luz - como todas as divindades patriarcais combatiam as trevas. 
 Para a Papisa ambos os lados têm seu valor, porque todas as separações são falsas porque na realidade. No intimo conhecemos a totalidade,quando saímos das Trevas e vamos à Luz,celebrando a comunhão de suas limitações e valorizações. A sabedoria do colo expressa na Papisa vem da Torá, ela não acreditava literalmente nos textos, mas no verdadeiro sentidos das suas palavras, o mesmo e expresso em Santa Maria: “Maria, conservava todas as estas recordações e a meditava em seu coração”. 
 O mesmo é feito nas fases da fase da Lua crescente, cheia e minguante que alem de acentuar sua natureza cíclica também representa a consciência lunar existente na carta.A Papisa representa o mundo dos sonhos,a intuição ,a intuição dos inter-relacionamentos.É a fonte de inspiração mais profunda quanto mais diminui a consciência solar,entramos cada vez mais num estado de penumbra. 



Aspectos Particulares

Nome: A Papisa ou A Grande Sarcedotisa
Arquétipo: A Rainha do Céu
Tarefa: Esperar pacientemente, pelo momento certo, ser receptivo, ser um eco, manter-se a disposição.
Objetivo: Certeza intuitiva, consciência profunda. Sentir inter-relacionamentos,
Compreender sonhos e prever desenvolvimentos.
Risco: Fuga da Realidade, hesitação, indecisão duradoura.
Disposição Intima:Poder deixar as coisas acontecer,ter confiança por saber que é orientado,ficar inspirado num estado de consciência alterada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário