sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dois de Espadas

O Dois de Espadas nos remete a uma situação de quando não queremos ver as coisas das maneiras como elas realmente são por causa até de uma teimosia nossa,devemos compreender melhor as pessoas,pois a carta tem também o significado de desavenças e rivalidades e em algumas vezes podemos estar errados as vezes o erro não está no outro mas sim em nós.
  Em algumas consultas o Dois de Espadas nos reflete que estamos criando barreiras em volta de nós para não vermos a situação real das coisas,junto com o Sete de Copas(que já foi postado aqui no blog),quer dizer que o consulente cria uma ilusão em volta de si mesmo mas,até mesmo por vontade própria não quer sair dela.Significa também que o consulente pode fazer as pazes com alguém.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Manifestação Mediúnica na Umbanda


                                                        Norberto Peixoto 



O transe de terreiro ou manifestação mediúnica na Umbanda pode causar conflito e receio em muitos iniciantes. Um dos maiores medos para o médium deseducado é a própria catarse – “possessão” – pelo fato de não querer perder o controle de si mesmo, aliado a demonização das religiões mediúnicas existente no subconsciente coletivo, pois na sua cabeça ou imaginação significa que a manifestação seja uma coisa “ruim”, até do "demônio", acompanhada de uma espécie de apagão - anestesia geral -, bloqueando seus sentidos, audição, visão, tato, olfato e paladar. E isto não mais ocorre, com perda total da consciência, e justamente são esses sentidos alterados, mas conscientes, que os espíritos utilizam para o perfeito transe ou manifestação quando devidamente educados objetivando o aconselhamento espiritual. 
                                                         
 O medo ativa o psiquismo negativamente interferindo na integração mediúnica com a entidade. A manifestação é uma questão de sensibilidade pré-existente, antes da reencarnação e que exige sintonia e entrega do médium, podendo ter variações de uma pessoa pra outra. O ambiente do terreiro, ritualizado com método e disciplina, pode oferecer a segurança necessária com o tempo devido de prática. Para melhor compreensão nas diversas variações da manifestação, vamos comparar o transe a uma tomada de energia. Os médiuns são “iguais” a vários aparelhos eletrodomésticos. Se pegarmos uma geladeira e colocarmos na tomada ela vai refrigerar, mas se colocarmos um ferro elétrico ele vai esquentar, um ventilador ele vai girar e fazer vento e assim sucessivamente. 
                                                        
  Conclusão: o método ritual disciplinador é o mesmo para todos, mas a ligação é interna de cada um, que são consciências milenares e diferentes entre si, cada um dando o que possui no seu inconsciente ancestral. Cada indivíduo emana a essência de sua ancestralidade espiritual; em caso de qualquer dúvida ou conflito, procure ajuda de dirigentes sérios, pessoas com experiência prática na mediunidade de terreiro e que sejam “abertas” ao estudo. Todos os iniciantes precisam de orientação para compreensão adequada do transe ou manifestação mediúnica no seu início, e todos nós por toda a vida, pois nunca estaremos “prontos”, pois somos eternos aprendizes.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Oxum-Esutdo Dirirgido



Oxum é o Trono Natural irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos. Como “Mãe da Concepção” ela estimula a união matrimonial, e como Trono Mineral ela favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material.


A Orixá Oxum é o Trono Regente do pólo magnético irradiante da linha do Amor e atua na vida dos seres estimulando em cada um os sentimentos de amor, fraternidade e união.

Seu elemento é o mineral e, junto com Oxumaré, forma toda uma linha vertical cujas vibrações, magnetismo e irradiações planetárias multidimensionais atuam sobre os seres e os estimula ou paralisa. Em seus aspectos positivos, ela estimula os sentimentos de amor e acelera a união e a concepção.

Não vamos comentar seus aspectos negativos ou punidores dos seres que desvirtuam os princípios do amor ou da concepção, pois será melhor comentado com Oxumaré.

Na Coroa Divina, a Orixá Oxum e o Orixá Oxumaré surgem a partir da projeção do Trono do Amor, que é regente do sentido do Amor.

Oxum assume os mistérios relacionados à concepção de vidas porque o seu elemento mineral atua nos seres estimulando a união e a concepção.



A energia mineral está presente em todos os seres e também está presente em todos os vegetais. E por isto Oxum também está presente na linha do Conhecimento, pois sua energia cria a “atração” entre as células vegetais carregadas de elementos minerais. Já em nível mental, a atuação pelo conhecimento é uma irradiação carregada de essências minerais ou de sentimentos típicos de Oxum, a concepção em si mesma.

A água doce, por estar sobrecarregada de energia mineral, é um dos principais “alimentos” dos vegetais. Logo, Oxum está tão presente nas matas de Oxóssi quanto na terra de Obá, que são os dois Orixás que pontificam a linha vertical (irradiação) do Conhecimento. A Senhora Oxum do Conhecimento é uma Oxum vegetal pois atua nos seres como imantadora do desejo de aprender.


Saibam que a ciência dos Orixás é tão vasta quanto divina, e está na raiz de todo o saber, na origem de todas as criações divinas e na natureza de todos os seres. É na ciência dos Orixás que as lendas se fundamentam, e não o contrário.



Aspectos Particulares
Nome:Oxum
Cor:Amarelo(na Umbanda Omoloco) e Azul (nas outras Umbandas)
Pólo:Oxumaré
Velas:Amarelo(idem) e Azul (idem)
Ferramentas e símbolos:Espelho
Comida e Oferendas:Feijão fradinho com ovo e vinho branco
Saudação: Aeeieu( ou Ora eieiu) Oxum!

Boiadeiro (Venho Ajuntar Meu Gado) - José Ribeiro

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pajem de Ouros -projetos e oportunidades

Simbolismo clássico

Um adolescente em pé (símbolo de inciativa, curiosidade ou imaturidade) vestindo roupas comuns (adereço de condição inferior ou sem poder latente) e segurando uma moeda (elemento Terra, força material); a carta também pode ser ilustrada com alguma situação que resulte em especulação ou investimento, entre diversas possibilidades.



 
Analogia

A energia juvenil dessa carta em relação ao elemento Terra se traduz em aspiração para realizar algum projeto, investimento ou especulação arriscada; determina um período de buscas, estudos ou pesquisas para melhoria de vida; pode anunciar boas notícias, assuntos agradáveis e favorecimentos sociais; um flerte ou negociação que poderá dar certo, mas ainda tudo é efêmero; surgimento de alguma chance a ser aproveitada ou oportunidade rara que é oferecida. Podemos extrair uma reflexão: o primeiro quilômetro se inicia com o primeiro passo, diz um ditado popular.

Sintoma

Força simbólica: unidimensional, aberto. O arcano sucessor é o Cavaleiro de Ouros, indicando a praticidade nos investimentos; o arcano ressoante é o Pajem de Espadas, revelando intrigas nos projetos. Os sintomas do Pajem de Ouros (arcano emissor) avisam que apesar da grande chance oferecida pelo o destino, o consulente deve contar com algum mexerico no trajeto dos objetivos; contudo, o arcano continua sendo favorável e não se deve dar muita atenção a ideias alheias. Assemelha-se àqueles momentos em que estamos investindo em um trabalho ou relacionamento novo e outras pessoas insinuam que não dará certo (pura inveja!).

Taromancia

Núcleo

Essência: investimento, oportunidade, avaliação, projeto.

Definição: especulação, busca da verdade, início de um projeto.

Atributo básico

Inteligência, equilíbrio e capacidade que tendem a bons projetos; começo de um plano ou acordo vantajoso; estudos que serão importantes; busca de um sentido maior na vida; vontade de saber e ter novas ideias, reflexão sobre o futuro.

Atributo diverso

Negativo/invertido: desperdício, inércia, rebeldia, exagero, perda, azar.

Obstáculo/oposição: falta de investimento, de visão ou de expectativa.

Orientação/conselho: não perder tempo, iniciar os planos imediatamente.

Note e anote

1. Todos os pajens (ouros, espadas, copas, paus) representam energias muito efêmeras e frágeis; dependem sempre da força de vontade do consulente para continuar a trajetória. No tarô de Crowley e similares é denominado princesa.

2. 0 arcano Pajem de Ouros anuncia novidades, podendo ser um aviso de boas notícias por carta, e-mail ou celular; também, convite para alguma festa ou encontro social.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O Tarô e a Mitologia

 A relação entre o Tarô e a Mitologia é reta e clara.Há tempos que os estudiosos buscam fontes relevantes sobre o Tarô com base nas histórias de heróis,heroínas,Deuses e Deusas do mito grego,principalmente com os arcanos maiores.
O Templo de Zeus como teria sido pelas descrições do passado.
 Os pesquisadores do Tarô reconhecem que o padrão de racionalidade e corrido do pensamento moderno não suprime as abordagens da realidade ao qual nos encontramos.E na cultura ocidental- que  rompeu com a concepção Euro cristã após sucessivas crises religiosas,para preencher uma necessidade de linguagem simbólica em grande parte depois do Renascimento,a Mitologia Greco-romana. 
 Sem os mitos ficaria mais difícil de lidar com toda simbologia do Tarô como Freud e Jung explicaram o Tarô  com base na Mitologia Grega.
 São vários exemplos de equivalência das figuras mitológicas greco-romanas com os arcanos maiores do Tarô,um exemplo e a relação de Zeus é colocado em paralelo com O Imperador e possivelmente com O Papa.
Themis
 Essas analogias é possível aos demais arcanos.E de todos os estudos mais modernos sobre o Tarô a fonte principal é a Mitologia Grega.assim como o Mago inspirado em Hermes,A Papisa em Ísis(já indo p/ a mitologia Egípcia),na Rainha de Sabá;A Imperatriz em Lilith;O Imperador em Zeus;Os Amantes em uma passagem de Herácles(Hércules) entre a virtude e o vício  e em Davi entre a Sabedoria e a Profecia;O Carro em Alexandre O Grande(sendo que ele realmente existiu) a cesta de Alexandre e na visão do profeta Ezequiel;A Justiça em São Miguel Arcanjo e em Atena  e Diké;O Ermitão em Cronos; A Força na jovem e corajosa Cirene.
  Dentre qualquer explicação ou estudo a Mitologia é a grande base do Tarô.
 

sábado, 4 de janeiro de 2014

O Mago:Inico de Projetos e Desafios

  É representado por uma figura masculina.Usa um chapéu de abas largas e que se dobram ligeiramente formando um infinito a comunhão entre o consciente e o inconsciente e que sua força e magia é infinita assim como acontece com A Força XI.
  Suas roupas são vistosas e detalhadas.Em alguns desenhos ele usa uma cobra que morde a própria cauda,como cinto.
  O Mago se mostra de pé diante de uma mesa a qual estão vários objetos entre eles,umas facas -símbolo de esforços e de dificuldades - , moedas -representando talento e concretização de esforços criativos- ,e taças - paixões e boa sorte.A vara de duas pontas -representação da criatividade -atrai a força do alto para  sua mão esquerda e faz com que as coisas se manifestem através  de sua mão direita,que está apontado para baixo.Esse duplo simbolismo indica que as coisas vem do alto pra criar tudo que há sobre a Terra.
 O Mago é o guia interior do consulente e percebe que a vida é um perpetuo jogo de sorte.
 O Mago significa a originalidade,criatividade e habilidade pra utilizar as próprias capacidades na realização
de qualquer tarefa.
  Regido pelo Sol,ele é a força que nos leva a buscar tudo aquilo que desejamos.Indica que o consulente está num caminho construtivo de sua vida em que ele não pode ter tédio e nem preguiça e não terá paz de espírito.
   Aponta também  para as possibilidades de sucesso,versatilidade,energia,o esforço incansável e a capacidade de influenciar as pessoas.

  Significado Adivinhatório 

  Astúcia ,sucesso                                                                                
  Imaginação ,Força de vontade 
  Autoconfiança,Espontaneidade
  Busca pelo conhecimento ,Dedicação aos ideais         


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A Linha dos Pretos Velhos -Evolução,Cura e Paz

 A linha mais popular de Umbanda é composta por espíritos negros e alguns brancos como,Vovó Maria Bueno e Pai João Maria de Agostinho,assim como foi descrito um pouco nas postagens de Caboclos(e sobre eles);os Pretos Velhos são espíritos voltados para a cura e com muita sabedoria ajudando aqueles que vos chamam.
  Trabalham e receitam velas,banhos,orações,simpatias,chás e mandingas e olhe que feitiço de Preto Velho não falha,assim como os Caboclos esses espíritos estão e são harmoniosos com a natureza,são espíritos de pouco estudo científico,mas de moral e sabedoria natural muito grande.As entidades das Almas são dotadas de muita sabedoria trabalhando em várias vibrações diferentes.Sabem usar o poder das ervas naturais para banhos e chás,usam cachimbos e cigarros de palha não por que querem ,mas para matar as larvas astrais que ficam no corpo do consulente e dos filhos de fé. 
  São espíritos que se apresentam des­ta forma e que sabem que em essência não temos raça nem cor, a cada encarnação, temos uma expe­riên­cia diferente. Os pretos velhos trazem consigo o “mistério ancião”, pois não bas­ta ter a forma de um velho, antes, precisam ser espíritos amadurecidos e reconhecidos como irmãos mais velhos na senda evo­lutiva.
Nas culturas antigas o “velho” era sempre respeitado e ouvido co­mo fonte viva do conhecimento an­ces­tral. Hoje ainda vemos este cos­tume nas culturas indígenas e ciga­nas. Algumas tradições religiosas man­têm esta postura frente o sacer­dote mais velho, trata-se de uma he­rança cultural religiosa tão antiga quan­to nossa memória ou nossa his­tória pode ir buscar, tão antigos também são alguns dos pretos velhos que se manifestam na Umbanda.
Muitos já estão fora do ciclo reen­carnacionista, estão libertos do karma, já desvendaram o manto da ilu­são da car­ne que nos cobre com paixões e ape­gos que inexora­vel­mente ficarão para trás no caminho evolutivo.
  Ao contrário o que muitos pensam e divulgam, no seu cachimbo existe a mironga pois a fumaça junto com o passe tem um efeito magístico formidável onde deslocam miasmas , pasitas espirituais , baixas magias  pois tudo tem fundamento energético o fluido do médium ( respiração fluido vital -ar que sai dos pulmões do médium sai com energia vital) comiserados com a energia preto velho ( espirito sábio , que vem em forma simples , mas que muitos foram magos e conheciam muito bem a magia) que se mistura com a queima de ervas como o fumo que cientificamente é uma planta que de acordo com pesquisas absorvem mais energia solar do que qualquer outra transformam seu trabalho em um trabalho eficaz contra os espíritos do mal e baixa magia.
   Os Pretos Velhos sofreram uma vida amarga,pois conseguiram aí ter sabedoria,paciência e humildade,pois orientam,aconselham como se fossem psicólogos para muitas pessoas e mesmo por leigos junto com os Exús,os Caboclos são as entidades mais conhecidas nacionalmente e a linha de Umbanda mais prestigiada(não que as outras não tem força,mas eles que põe ordem nas outras linhas).
     Aruanda e Laranjeira-  Refere-se aos pretos velhos na ativos na Linha de Oxalá;
    Congo- refere-se aos pretos velhos da Linha de Iansã e as vezes Xangô;
    Quenguelê- ativos na Linha de Xangô
    Matas - remete aos pretos velhos da Linha de Oxossí;
    Angola- os pretos velhos ativos na Linha do Ogum
    Das Almas/Cemitério/Calunga/Cruzeiro- refere-se aos Pretos Velhos da Linha de Obaluaiê/Omolú e   Nanã;
     Nagô -ativos na Linha de São José;
     Moçambique -ativos na Linha de São Rafael
     Benguela- atuam na Linha de Santo Amaro
     Guiné-atuam na Linha de São Severino
     Malê-  ativo na Linha de Santa Catarina
     Bahia- ativos na Linha de São Benedito
     Minas- ativos na Linha de São Joaquim
     Oriente -atuantes na Linha de São João Batista
   E nem todo Preto Velho e necessariamente velho e necessariamente preto como disse nas primeiras linhas do texto há pretos velhos que foram brancos e se identificam com o trabalho desses espíritos.

 Dia da Semana:Segunda-feira;
 Cor:Preto e Branco,Xadrez preto com branco nas roupas 
 Vela:branca
 Guias:Ponta de Lágrimas também opcional junto com amuletos 
 Saudação:Congo eeeeeê!!!!!! Adoreeeiiii As Almas !!!!!!!