quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Os Valetes (ou Pajens) no Tarô


   No sentido estático seu simbolismo  é de filho,mensageiro e peregrino num sentido dinâmico.É o que soluciona os conflitos das outras figuras da corte.Tem ligação com o Mago,O pendurado (O Enforcado) e o Louco ( O Bobo).
  O pajem como o próprio nome diz é aquele que é um ajudante ou presta serviços pessoais assim como valete que vem do francês:, vaslet,varlet ."jovem proveniente de uma casa da nobreza,ainda não armado como cavaleiro,que executa vários trabalhos em função de pajem ou de escudeiro a serviço de seu senhor".
    Dois dos valetes  do Tarô clássico(Copas e Paus) estão em atitude de marcha:Um deles para a esquerda e outro para a direita.Os outros dois permanecem de pé com as pernas separadas.Os atributos dois usam chapéu (Espadas e Ouros) e o de Pajem  de Paus  um barrete-frígio.
 O Valete de Copas é o único que tem a cabeça descoberta e usa um pano tampando o cálice dando a ideia de que é sagrado e usa um barrete-frígio amarelo na outra  mão.



O Valete de Paus no Tarot de Marselha - Kris Hadar


Valete/Pajem de Paus :Fruto, produto, acabamento. Mensageiro, ajudante, servidor. Ofertas e oportunidades que vêm de fora. Coisas em potencial, ainda sem força suficiente para se concretizar.

O Valete de Ouros no Tarot de Marselha - Kris Hadar
Valete/Pajem de Ouros:Anúncio de realizações dos projetos, concebidos em harmonia com o Alto e o baixo.

O Valete de Espadas no Tarot de Marselha - Kris Hadar
Pajem/Valete de Espadas: Planejamento.
    Elaboração mental do ser humano quando se dispõe a agir.
    Reunião das informações necessárias para os planos futuros.

O Valete de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar
Pajem/Valete de Copas: Recurso espiritual, feliz, que alcança o ser humano quando sua evolução psíquica é acompanhada pela oferenda da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário