sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Os Baianos- Desmanchadores dos trabalhos dos Quiumbas

  Os baianos representam um grande papel nos desempenhos nos trabalhos de Umbanda,destruindo trabalhos de magia negra,repreendendo os quiumbas desordeiros da Lei Divina.Muitos são da linha de Iansã devido pela função de destruir os trabalhos feitos por quiumbas e rabos de encruzilhada,pois Inhaçã é a orixá que domina os espíritos trevosos,os castigando pelo mal que fizeram.

   A Linha dos Baianos da Umbanda engloba espíritos de antigos Sacerdotes da Bahia e de outras regiões, tendo a Regência direta da Iansã. Também tem uma ligação com os Orixás Oxalá e Tempo, já que seu Arquétipo (Sacerdotes) diz respeito a questões da Fé e da Religiosidade. Esta Linha foi criada justamente para homenagear os antigos Pais e Mães no Santo da Bahia, que foram os primeiros a trabalhar, e muito, para a preservação e a divulgação do culto aos Orixás em nosso país e enfrentando, à época, toda sorte de dificuldades e preconceitos. A Linha engloba espíritos voltados para a missão sacerdotal ligados não são à Bahia, mas a todo o Nordeste do nosso país. Muitos viveram ou passaram parte de sua vida em Estados dessa região, em contato com os Mestres do Catimbó e da Pajelança.Muitos também são benzedeiras que viviam no sertão diante de muitas dificuldades diante da seca,mas nunca perdendo a Fé todos eles trabalham.Esses baianos que viviam no sertão sabem muito da magia e força que ele tem.
   São bastante ativos, movimentados, irrequietos, despachados e descontraídos. Sua dança tem movimentos característicos, com gingados, “pisadas” e giros que dissolvem as energias densas acumuladas no ambiente e nas pessoas. Também são bons orientadores e doutrinadores, porque a missão sacerdotal do seu Arquétipo tem ligação com Pai Oxalá e Tempo (Fé e Religiosidade). Sabem ouvir, dar bons conselhos e levantar o ânimo dos entristecidos. Neste caso, conversam bastante, falando baixo e mansamente, transmitindo conforto e segurança ao consulente. São consoladores por natureza.Os Baianos nos contagiam com suas energias de alegria e de firmeza e nos ensinam a perseverar diante dos obstáculos, através da sua magia peculiar e das suas brincadeiras sadias. Médiuns introspectivos, quando incorporados de seu Baiano (ou Baiana) acabam se libertando e demonstrando alegria e descontração.
     Os Baianos nos ensinam muitas coisas. Seu magnetismo, entre outras coisas, estimula cada pessoa a não estagnar diante dos problemas, a não lastimar, mas agradecer pela vida e ir em frente; a confiar em si e na Providência Divina e montar um plano de ação para começar a resolver pendências; a cuidar bem de si mesmo, manter bons sentimentos e pensamentos firmes, através de orações, banhos, rezas etc. (reza de Baiano é infalível!...); não olhar só “pro umbigo”, ou seja, fazer alguma coisa em benefício dos mais necessitados, e lembrando que a maior ajuda é saber ouvir com respeito, dar uma boa palavra, fazer uma oração na intenção do necessitado; etc.Por outro lado, os Baianos admiram a disciplina e a organização dos trabalhos,pois quando possível são diretos e chamam a atenção dos filhos e consulente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário