sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Três de Esapadas- As renúcias

É uma carta associada a  definições negativas,pois seu primeiro significado é de renúncia.Quando estamos sendo desprezados,traídos,maltratados parece que todo o universo é nosso inimigo por isso devemos compreender as coisas que as vezes o defeito não está no outro e sim na gente.
O Três de Espadas  nos mostra ainda que ignoramos a lógica e a razão pois não somos os únicos a passar por certas tempestades na vida e também nos adverte para não ficarmos pensando que estamos sozinhos no mundo.O Três de Espadas numa consulta diz para o consulente separar a realidade nua e crua dos seus desejos e anseio,pois é comum basear nossos sentimentos numa realidade e misturar com nossos anseios e aí fica uma coisa medonha.
Devemos exteriorizar nossos sentimentos e analisar nossos problemas numa terceira perspectiva e correta

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Iansã-Senhora das Mudanças Climáticas

                         

 Poderosa quanto seu marido,Xangô,Inhaçã é a orixá responsável pelos desencarnados que vagam e perambulam obsediando espíritos inocentes,é considerada a Senhora dos Eguns, pois quem fez tem de pagar e tem de acertar as contas com a Senhora da Justiça,.
  Falando em Justiça,Iansã ocupa o polo negativo na Linha da Justiça,enquanto Xangô da a sentença e Iansã executa a punição,pois Xangô não carrega eguns com ele,essa tarefa cabe a Iansã,ela pune esses espíritos maléficos que fizeram mal aos seus irmãos encarados,é a senhora executora do castigo divino,assim como Oxumaré,seus mistérios são os mistérios do próprio criador.Iansã tem o poder de esgotar o emocional do ser em desequilíbrio da razão enquanto Xangô irradia a razão naquele ser,Inhaçã absorve,reequilibrando o ser de volta em sua razão.Iansã e regente das paixões,sentimento avassalador,que nos faz tomar de coisas arrebatadoras.
  Inhaçã é dona dos ventos,tufões,temporais,vendavais e tempestades.Toda grande alteração climática cabe a Iansã,com as fortes,chuvas fazendo alagamentos,seus ventos fortes,vendavais e furacões destruindo tudo que há pela frente.Senhora dos ciclones,seus domínios eólicos são vastos,pode até ser uma leve brisa que acaricia as plantas e mata o calor.Xangô divide com sua esposa,os raios e trovões.
  A justiça divina não é como a justiça dos seres humanos falha,não!não está com os olhos fechados e com a espada embainhada ou em repouso,Iansã sempre está vendo o que nós estamos fazendo aos nossos semelhantes e a nós mesmos e com a sua espada levantada.Porque os senhores da Linha da Justiça- que estimula o ser a Razão- sempre estão vendo o que nós fazemos,portanto sejamos melhores com nossos semelhantes.
  É  sincretizada com Santa Bárbara o que reforça mais é ela estar usando uma coroa e empunhando uma espada.
  
ASPECTOS PARTICULARES

Nome:Iansã ou Oiá;
Sincretização: Santa Bárbara;
Filiação:Oxalá e Nanã;
Cor:Coral ou vermelho;
Vela:Coral ou vermelho;
Polo:Xangô(positivo);
Oferenda:Acarajé,bobó de camarão e carurú;
Símbolos e ferramentas:Eurequê,cálice,espada ou afanje ou uma cimitarra,todas de cobre em latão;
Saudação:Eparrei Oía! Eparrei Iansã!

  

Obá -Não há Homem Que a Enfrente

 Obá não é cultuada na Umbanda,mas é o polo negativo da linha do conhecimento,retardando ou cortando o raciocínio do ser,fazendo com que ele se sinta repulsa por tal conhecimento que o faça mal e o faz procurar por outro que o faça bem,ou seja ela absorve o conhecimento ruim ou falso daquele ser que se sente enjoado de estudar ou aprender aquilo,que faz mal a ele.
 Ela também é o conhecimento limitado,aquilo que tem certo limite até onde o ser pode chegar,enquanto Oxossí (seu esposo),é o conhecimento expansivo ou limitado ele irradia o conhecimento e Obá o absorve ou o limita.
   Obá também ajuda na superação da confusão mental,pune quem faz mal uso dos conhecimentos,é o Trono Feminino do (da linha) Conhecimento -que estimula o raciocínio.É a responsável pela absorção do conhecimento do ser em desequilíbrio em seus domínios.
   Obá sempre vem em socorro quando temos dificuldades de aprender o que precisamos basta estarmos de coração limpo,que ela nos ampara superando nossas dificuldades.
    Obá na natureza é dona das águas revoltas,é uma mãe d'água guerreira.


Aspectos Particulares 

Nome: Obá
Sincretização:Santa Joana D'arc
Cor:Marrom-terrroso ou Magenta.
Vela:Rosa ou Marrom
Filiação: Oxalá e Nanã Boroquê
Polo:Oxossí(positivo)
Oferendas:Canjica amarela,com feijão miúdo misturados com salsa picada no azeite de dendê.
Símbolos:Espada,escudo e arco  e flecha
Saudação:Obá Xirê!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Os Baianos- Desmanchadores dos trabalhos dos Quiumbas

  Os baianos representam um grande papel nos desempenhos nos trabalhos de Umbanda,destruindo trabalhos de magia negra,repreendendo os quiumbas desordeiros da Lei Divina.Muitos são da linha de Iansã devido pela função de destruir os trabalhos feitos por quiumbas e rabos de encruzilhada,pois Inhaçã é a orixá que domina os espíritos trevosos,os castigando pelo mal que fizeram.

   A Linha dos Baianos da Umbanda engloba espíritos de antigos Sacerdotes da Bahia e de outras regiões, tendo a Regência direta da Iansã. Também tem uma ligação com os Orixás Oxalá e Tempo, já que seu Arquétipo (Sacerdotes) diz respeito a questões da Fé e da Religiosidade. Esta Linha foi criada justamente para homenagear os antigos Pais e Mães no Santo da Bahia, que foram os primeiros a trabalhar, e muito, para a preservação e a divulgação do culto aos Orixás em nosso país e enfrentando, à época, toda sorte de dificuldades e preconceitos. A Linha engloba espíritos voltados para a missão sacerdotal ligados não são à Bahia, mas a todo o Nordeste do nosso país. Muitos viveram ou passaram parte de sua vida em Estados dessa região, em contato com os Mestres do Catimbó e da Pajelança.Muitos também são benzedeiras que viviam no sertão diante de muitas dificuldades diante da seca,mas nunca perdendo a Fé todos eles trabalham.Esses baianos que viviam no sertão sabem muito da magia e força que ele tem.
   São bastante ativos, movimentados, irrequietos, despachados e descontraídos. Sua dança tem movimentos característicos, com gingados, “pisadas” e giros que dissolvem as energias densas acumuladas no ambiente e nas pessoas. Também são bons orientadores e doutrinadores, porque a missão sacerdotal do seu Arquétipo tem ligação com Pai Oxalá e Tempo (Fé e Religiosidade). Sabem ouvir, dar bons conselhos e levantar o ânimo dos entristecidos. Neste caso, conversam bastante, falando baixo e mansamente, transmitindo conforto e segurança ao consulente. São consoladores por natureza.Os Baianos nos contagiam com suas energias de alegria e de firmeza e nos ensinam a perseverar diante dos obstáculos, através da sua magia peculiar e das suas brincadeiras sadias. Médiuns introspectivos, quando incorporados de seu Baiano (ou Baiana) acabam se libertando e demonstrando alegria e descontração.
     Os Baianos nos ensinam muitas coisas. Seu magnetismo, entre outras coisas, estimula cada pessoa a não estagnar diante dos problemas, a não lastimar, mas agradecer pela vida e ir em frente; a confiar em si e na Providência Divina e montar um plano de ação para começar a resolver pendências; a cuidar bem de si mesmo, manter bons sentimentos e pensamentos firmes, através de orações, banhos, rezas etc. (reza de Baiano é infalível!...); não olhar só “pro umbigo”, ou seja, fazer alguma coisa em benefício dos mais necessitados, e lembrando que a maior ajuda é saber ouvir com respeito, dar uma boa palavra, fazer uma oração na intenção do necessitado; etc.Por outro lado, os Baianos admiram a disciplina e a organização dos trabalhos,pois quando possível são diretos e chamam a atenção dos filhos e consulente.



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

As Cartas de Tarô e suas Origens

 Muitas são as especulações para a origem do Tarô e também são muitas suas variações e até o hoje a origem dessa carta é obscura.Egípcios,indianos,chineses,hebreus são povos apontados em tempos antigos,como autores das cartas cujo o conteúdo simbólico sempre fascinou o homem,um exemplo e o cajado do Ermitão que significa a sabedoria e prudência onde ele sempre pode buscar apoio.

 Alguns estudiosos encontraram nelas uma predominância da cultura do Egito Antigo outros encontraram semelhanças no com os jogos do Oriente Antigo.Isso porque a simbologia do Tarô é tão universal quer no Egito, na China, na Índia ou mesmo na Europa na Idade Média é possível encontrar representações culturais semelhantes às imagens das cartas.
  De concreto sabe-se que,em fins do século XV, o Tarô tornou-se popular em toda Europa,sobretudo na  França.Ele ficou conhecido principalmente como um passatempo.Mas na mesma época os esotéricos,pesquisadores e ocultistas daquele tempo viram nas cartas algo mais de importante do que meras figuras à distração.Consideraram o Tarô.Como um sistema de adivinhação tão eficiente quanto aos oráculos consultados por sacerdotisas em tempos remotos.
  E assim o Tarô chegou aos nossos dias,exercendo sobre o homem contemporâneo com o mesmo fascínio com o qual conquistou nossos antepassados.Difundindo-se ao longo dos tempos e chegou ao mundo moderno como um instrumento para se conhecer o futuro.

  Existem métodos de leitura alguns que utilizam o completo 78 cartas(22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores),pois os maiores possuem mais simbolismos,mais elemento para a interpretação e os menores especificam os fatos áreas da vida e acontecimentos que passaram e os que há de vir.Muitas também são os tipos há o Tarô de Marselha provavelmente o mais usado,Tarô de Raider-Withe , Tarô de Crowley,Tarô Mitológico,Tarô de Bocceli, de Da Vinci,Tarô Egípcio, são os mais conhecidos.

A Criança - Esperança e Aprendizado

  Dentre as 36 cartas ciganas,está entre elas a Carta A Criança,num primeiro plano ela representa aprendizado e esperança.Junto com a Carta o Urso representa certa imaturidade para algumas coisas por parte o consulente,no baralho e o valete de ouros,que no tarô tem a ver com oportunidades e estudos.Aí está o ponto em comum,oportunidades de aprender certas coisas como a criança sempre aprende,em seus dias.Mas não só é estudos não... também aprendizado da escola da vida.A criança também nos diz que é para parar de medo e preconceito e nos abrir para as oportunidades,assim como as crianças são.
  Assim como a Carta o Ramalhete  Esta carta nos convida a viver com entusiasmo e alegria,pode também dizer para ter mais maturidade diante de certas coisas que exigem mais responsabilidade compromisso por parte do consulente.
   

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Tipos de Homens no Tarô

   Michele Serinolli


As figuras masculinas no taro podem ser representadas por Marte na Astrologia.Portanto em signo de Terra, será um Cavaleiro de ou um Rei de Ouros,em signo de água um Cavaleiro ou um Rei de Copas,em signo de fogo,Cavaleiro ou um Rei de Paus,em signo de ar,Cavaleiro ou Rei de Espadas.

Para identificar seu homem ideal,ou aquele famoso tipo que você acha que tem um fraco e conferir se Marte está no seu mapa e no dele.Claro que isso, por si só,não define com quem você vai casar,mas dá uma boa base do homem que você admira e procura.

Por exemplo,no meu mapa,Marte está em libra,signo de ar o que significa que gosto de homens educados,inteligentes do tipo "professor",muitos cultos,que sabem se vestir e são discretos.O elemento ar no Tarô manifesta no naipe de Espadas,é o naipe da inteligência,do mental e das palavras.E para min fazem toda diferemça na relação,falar sobre relação e em grande parte do tempo tenho necessidade de ouvir um eu te amo e outras coisinhas mais...

Resumindo a posição de Marte no seu mapa define o tipo de homem que você gosta e no Tarô,isto se encontra na realeza,sendo que podemos dividir entre mais novos e mais velhos,em Cavaleiros e Reis.


Os Reis de Espadas e Ouros costumam ser os mais estáveis em um relacionamento sério,os mais cultos e elegantes também.Enquanto os de Copas são românticos por excelência,em quanto os de Paus são os mais "calientes".


Cavaleiro de Paus: Áries,Leão e Sagitário.Impulsivos,amantes ardentes,gostam de
viajar detestam rotina,e estão sempre inventando algo diferente na ralação; em geral ciumentos,com eles é pouco papo e muita ralação.Eles são os caras de "pegada"

Rei de Paus:Os mais velhos super-sinceros,abominam mentiras,quando estão numa ralação e pra valer e desejam ser correspondidos,adoram carinho,são ciumentos
gostam de mulheres bem cuidadas,bem como de atenção e dedicação.
Cavaleiros de de Copas: Câncer,Escorpião e Peixes.Amigos que geralmente levam um tempo para se declarar,fazem questão de manter uma amizade e estabelecer laços antes de iniciar uma relação afetiva,e  levam a sério  tudo que é romantismo;costumam dar particular importância para as datas,são os "chicletinhos".

Rei de Copas : Atenciosos,e do tipo que mima a mulher ,nunca perdem o romantismo  e sentem -se ofendidos quando a parceira não da importância aos seus gestos de afeto,,que costumam ser diários;adoram namorar e querem ter filhos.




Cavaleiro de Ouros: Touro,Virgem e Capricórnio.Centrados e focados nos estudos e/ou trabalho,costumam dividir seu tempo e organizar-se quanto a relação,preferem planejar o namoro e o futuro com calma,são companheiros,gostam de ajudar com trabalho,e estão sempre prontos para dar aquela força.São os "prestativos".

Rei de Ouros: Seguros de si,são cuidadores,adoram o papel de chefe de família e trabalham muito,por isso podem seu um pouco ausentes e costumam compensar isso com gestos concretos de ajuda financeira ou braçal,mesmo ajudando nas tarefas,adoram mulheres que compartilham seu planos de crescimento financeiro e profissional.

Cavaleiro de Espadas :Gêmeos,Libra e Aquário .Estudiosos,intelectuais,aqueles que têm a solução pra tudo,preferem mulheres que  nem eles "intelectuais".

Rei de Espadas:Falantes e contadores de histórias,podem passar horas conversando sobre qualquer coisa desejam atenção e interação,para eles a magia da relação está nas palavras,e se isso perde, nem o sexo e capaz de reacender a chama,adoram ouvir musica e assistir filme juntinhos,passeio culturais para eles são o tipo ideal de programa para namorar.












sábado, 10 de agosto de 2013

A Roda do Destino ou Roda da Fortuna

 Colocada a beira de um precipício,a Roda da Fortuna representa o eterno movimento da vida e do destino no tarô.Esta presa a um eixo sustentado por duas colunas.Seus três raios se repetem no lado posto indicando cada estagio da vida- infância,juventude,maturidade e velhice - corresponde a um estágio oposto,do outro lado da roda.Há três figuras representadas na carta.À direita aparece Hermanúbis, o espírito de Deus,representando o bem tentando se dirigir ao ponto mais elevado da roda.À esquerda está Tifão o espírito do mal,que parece estar caindo nas profundezas.Em cima ,uma figura controla o equilíbrio da Roda.Ela está perfeitamente equilibrada e pronta para usar a espada.A Roda gira como uma dispensadora de alegrias e tristezas da vida e de morte do Bem e do Mal,significando que novos elementos na vida existem o negativo e o positivo.A Roda do Destino representa a própria vida em síntese.
  Numa consulta é uma influência irreversível,mas o seu curso não poderá ser conhecido com antecedência.Este Arcano é uma força superior que desencadeará acontecimentos inevitáveis na vida do consulente,embora não possa sentir os efeitos imediatamente.Deve ser recebida com muito otimismo pois significa,alternância de sorte será positiva para os panos e aspirações do consulente.


Significado adivinhatório

 Êxito,progresso,inevitabilidade,termino de um problema,fortuna,ascensão,iniciativa,imprevisto afortunado

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ogum - A Lei que estimula a Ordem

 Ogum é o orixá dos caminhos,das demandas e das guerras,Ogum é o orixá que nos estimula a vencer a ganhar nossas batalhas e conseguir derrotar vários graves problemas.Ogum é o executor do carma é o executor da Justiça Divina de seu irmão Xangô.
 Ogum é o guardião do ponto de forças que mantém o equilíbrio entre o que está no alto o que está embaixo,o positivo e o negativo,a Luz e as Trevas,a paz e as discórdias.Por isso ele e chamado de o "Rei das Demandas".
 O campo de Ogum é composto do impulso que nos move em alguma direção.O impulso que nos faz mover por alguém ou algo,não importa o que seja estamos nos domínios de Ogum.Quando a Lei quer dá Ogum recompensa mas quando,ela quer tirar Ogum puni severamente.
 Como o seu campo de atuação é o da Lei ela abrange a todos,todos estamos submetidos as forças de Ogum,tudo o que fizermos será anotado por ele.Pois quem tem Ogum à sua direita tem as forças de Deus ao seu lado quem tem o este orixá a sua esquerda logo sofrerá a força da Lei.
  Outro campo de atuação de Ogum é os dos sentimentos humanos:Desejo,inveja,ações negativas por parte de quem alimenta,aí que Ogum começa a agir com a lei do carma.É o polo positivo da Linha da Lei.

Aspectos Particulares

 Nome:Ogum 
 Sincretização:São Jorge,São Miguel Arcanjo e São Severino
 Cor:azul escuro,azul caneta ou azul royal.(no Omolocô e no Umbandomblé)v e vermelho (nas outras  
 Umbandas)
 Velas:azul escuro
 filiação:Oxalá e Nanã
Comida e bebida:Cará,feijão preto e cerveja branca
polo:negativo:Iansã Egunitá(pois as outras Iansãs elementais trabalham com Xangô.exceto a Balé)
Ferramentas:Capacete,espada e escudo e ás vezes uma peiteira prateada 
Saudação:Patacorí Ogum!Ogum Iê (ou Ogunhê)