sábado, 27 de dezembro de 2014

Nossa Reforma Interior e o Tarô

   Uma das coisas que as pessoas mais pedem em uma consulta de tarô é se podemos resolver os seus problemas na hora, mas elas esquecem que para toda ação há sempre uma reação, causa e efeito.
  Muitos consulentes vêm aos consultórios de Tarô achando a pessoa mais injustiçada do mundo, mas a maioria das vezes não e tão bem assim, muitas vezes nossos sofrimentos nós somos os maiores causadores deles seja individualmente ou coletivamente, fazemos coisas que aos olhos do Pai Celestial são horríveis (maledicências, rispidez desnecessária, vícios), queremos que as pessoas tenham qualidades que às vezes nem temos ai aparece à carta Cinco de Ouros devido não só ao esbanjamento material, mas o moral, intelectual e Espiritual, nós mesmos somos culpados de nossos sofrimentos e provações, devido ao nosso desperdício deixando as oportunidades passarem a nossa frente e não fazermos nada.
   E muitos consulentes esperam ouvir o que querem e não o que precisem, mas, que para que as suas coisas melhorem é preciso que haja a sua  reforma intima, retirando o que tem  de ruim dentro de si, buscar consertar e deter seus defeitos mas para os Mestres da Espiritualidade já vale a tentativa de boa vontade, vemos a Carta A Justiça fazermos uma avaliação, um julgamento racionalizado de nós mesmos e vermos onde erramos, Rei de Espadas e sermos imparciais para que nossos sofrimentos acabem e tudo comece a florescer com a  nossa reforma intima representada com a Carta O Sol.
  A hora de buscarmos a nossa reforma interior é agora.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Os Fios de Conta na Umbanda

 Durante certas postagens eu passei certa cores de fios de contas de determinados Orixás e Guias. Bom, mas para quê serve os fios de conta ? No rito Umbandista os fios de conta servem para a proteção dos médiuns e para atrair bons fluidos para certas energias durante as giras.

  Tem como finalidade zelar por pela elevação mental do médium incorporado ou não pela atração de energias positivas e da identificação da falange que atua naquele momento. Servindo também para a proteção contra energias negativas ao invés desta carga chegar diretamente nos médiuns ela é descarregada  nas guias e se elas não aguentarem tal carga arrebentam.

  A primeira guia que o iniciado recebe é a de Oxalá seja de que culto que for Umbanda, Candomblé, Catimbó, Terecô, Tambor de Mina, Xambá, Xangô de Pernambuco ela é de uso obrigatório e pode ser usada a guia de sete linhas, a guia de aço que cujas necessidades serão decididas pelo Zelador ou Zeladora e pelo Guia Chefe da Casa.

  Mas devemos entender que a maior proteção está em Oxalá a primeira guia que o médium recebe.

   As confecções dos fios de conta são feitas de terreiro para terreiro, deve estar se em silencio com todo respeito, toda guia deve ser cruzada pelo Zelador da casa e banhadas com o amaci ficando de molho pelo tempo que o zelador determinar.

     

   Cores dos fios de conta dos Guias:
  
• Pretos Velhos: Contas de lagrimas de Nossa Senhora com amuletos (figa, patuá, cruzes de madeira).
• Erês ou Crianças: Contas rosa com contas azuis claras (alternadas de sete em sete / três em três )
• Caboclos e Boiadeiros: Contas verdes com Marrom, (alternadas de sete em sete / três em três)
• Exus e Pomba Giras: Contas pretas com vermelhas (alternadas de um em um/ sete em sete ou três em três)

Fios de Conta dos Orixás:

• Oxalá: Contas brancas leitosas
• Ogum: Azul escuro, dependendo da casa pode ser vermelho ou até mesmo sete contas azuis escuras alternadas com sete contas vermelhas.
• Oxóssi: Contas Verdes, já no Candomblé é azul turquesa.
• Iemanjá: azuis claras ou transparentes ou alterando sete azuis e sete transparentes 
• Omolú: Contas pretas e amarelas alternadas de sete em sete ou de três em três 
• Obaluaiê: Contas pretas e brancas alternadas de sete em sete ou de três em três.
• Nanã Boroquê: Contas roxas ou lilás, também com a mesma alternação. 
• Oxum: Contas amarelas há terreiros que dão azuis, mas NÃO misture essas duas cores. 
• Oxumaré: Contas laranja, ou azuis e verdes alternadas de três em três ou de sete em sete.
• Xangô: Contas Marrons, mas candomblé recebe o vermelho e branco.
• Iansã: Contas Corais ou vermelhas em alguns candomblés recebe o Marrom.
• Oiá-Tempo: Contas brancas leitosas com contas cinzas.

Para os Orixás que possuem duas cores é o seguinte para aqueles que estão fazendo guia do orixá, mas não e filho dele  como o orixá está adjutor ou secundário a seqüência e sete em sete ou três em três, mas caso se o Orixá tiver duas cores e for o orixá de cabeça do filho a guia deve ser feita na seqüência de um em um dependendo dos ensinamentos da casa.



   

sábado, 20 de dezembro de 2014

Tempera-me! É Tempo Ainda

                                                                                                       Cristina Guedes

        O tempo é o nosso maior aliado para o alcance de nossos objetivos. A Temperança - Arcano XIV do Tarô é uma carta belíssima que nos ajuda a compreender que este poder é muito grande, pois representa tanto a cura, quanto a proteção para nos trazer a energia do equilíbrio diante dos sentimentos de uma saudade, melancolia ou mesmo flamantes desejos de afetividades expressadas. A Temperança é o Anjo bom que acaricia todas essas emoções. Mas é uma carta que envolve as relações, no tocante a um interior emocional mais calmo e tranquilo. Cuidar do corpo, da alimentação, das leituras, do repouso e da alma faz parte desse Arcano. As exigências familiares, as questões profissionais e os deveres sociais podem ser conquistados com leveza e serenidade, mas deixando o mais alto falar. É muito enriquecedor encontrarmos a felicidade em nós mesmos, mas é impossível se você não souber compartir sua felicidade ao lado dos seus seres amados.
    O arcano  que desenvolve em nós esses princípios se chama A Temperança, pois ela nos dá o sentido profundo das coisas. Sim, a Temperança devia ser mais valorizada nessa sociedade. E temperança é moderação, equilíbrio, e hoje se valoriza os imediatismos, o consumismo e o exagero. Será que as pessoas precisam beber até cair? Sair com quantas pessoas puderem em suas vidas sexuais? E aquelas que saem para comprar muito e até o que não precisam só por que está na moda, ou alguém famoso recomendou? Onde está a alta educação e a civilidade que grassam na maioria das cidades? Onde um simples esbarrão que podia ser atenuado por um sorriso e pedido de desculpas é hoje aplacado com briga e até morte, por isso não valorizamos e cultivamos a temperança.
   Este Arcano é de uma beleza inigualável, pois merece toda nossa confiança desabrochada numa vida nova. É o Arcano da cura e da unidade porque seguiu o caminho do fluxo equilibrado dos opostos. Assim, revificados, nossa libido começa a trilhar em outra direção, pois antes estava inativa entre a carta do Pendurado e a carta da Morte, Arcano 12 e 13. As nossas correntes elétricas do relacionamento ideal começa a nos chamar atenção agora. A magia do equivalente feminino e do equivalente masculino começam a se entender, mas é preciso ressaltar que o simbolismo do Arcano da Temperança é bem mais impessoal e abstrato, logo porque aqui penetramos na visão da eternidade, no reino do mundo puro e equilibrado.
   Eu considero A Temperança um arcano poderoso de muita luz. Mas, indo um pouco além, estas ações singulares e nobres da Temperança são prolongamentos pertencentes muito mais da alma do que dos compromissos sociais. A vergonha que se associa a um ser em sua intemperança se opõe à honra e distinção da virtude contrária. Sem dúvida, a intemperança é frequente em meio à humanidade, e sua repetição, por demais visível, parece diminuir a vergonha e a desonra que se associam a ela na opinião dos homens. Todavia, elas não se apagam completamente dali: a natureza dos vícios ao qual sucumbem os seres intemperantes é marcada por sua gravidade. Desse modo, os estigmas deixados pela intemperança sobre o aspecto do homem ― a abjeção de sua conduta libidinosa ― apagam, diz-nos Santo Tomás com profundeza, que "o brilho e a beleza inerentes ao Homem e a Mulher temperante, torna-os equilibrados, donos de si, seguros das finalidades que perseguem, e cuja razão ilumina, por sua transparência, os atos virtuosos".
   Todos esses sinais são compreendidos dentro do arcano a Temperança - XIV, ao mesmo tempo individuais e sociais, cujos sentidos são evidentíssimos, manifestam que o homem ou a mulher entregues à Temperança se elevam ao nível mais espiritual, construindo em si as marcas do seu caráter verdadeiramente humano. Na Temperança, a tarefa maior será adequar essas marcas e capacidades dentro de um espaço social. Significa que a pessoa atingiu uma estabilidade maior. Conquistou um status, ou seja, conseguiu integrar um jogo de personagens dentro do seu ambiente, podendo atuar exercendo seus dons. A tarefa agora é temperar melhor a vida. Porque você está mais estável e agora vai poder investir em todo um outro lado seu maior e integrador. Sente-se seguro com o que já conquistou e pode agora investir em outro estágio bem mais avançado. E percebe que tem que acrescentar um tempero maior em sua vida. É uma carta que mostra que a pessoa está em busca de um equilíbrio maior, no desenvolvimento de outros setores da vida que não puderam ser priorizados antes. Na leitura de máxima compreensão indico que neste Arcano encontramos a moderação, o equilíbrio, o autocontrole, a serenidade, a harmonia, a paciência, a estabilidade, a fecundidade, a circulação de forças vitais, a regeneração, a purificação, a experiência e a nossa responsável capacidade de avaliação maior dos fatos.
   Podemos dizer que além da palavra que a designa, é a realidade mesma da virtude da Temperança que se evaporou da alma dos homens entregues às delícias da “sociedade de consumo” e, daqui a pouco ― ou mesmo, a partir de agora ― aos suplícios da moderna economia materialista em plena crise na Europa. Os cristãos, os católicos, os judeus, os budistas e outros mais não escapam desse saldo negativo, tanto no ensino que recebem quanto em sua conduta. A este respeito, estamos em situação de identificar esse arcano como o descrevia Santo Agostinho: "onde encontrar quem, diante de tais monstros de avareza, orgulho e luxúria, cuja iniquidade, cuja impiedade execrável constrange Deus a flagelar a Terra, conforme antiga ameaça, quem, volto a perguntar, seja perante eles o que deve e com eles conviva como é preciso conviver com semelhantes almas?"
   Sabemos então que o plano existencial superior é que origina e molda o plano subsequente, assim como o inconsciente faz com o subconsciente e este faz com o consciente. Sendo assim, o nascimento do Homem no nosso universo físico está estritamente condicionado a este fato do Arcano da Temperança. O momento da entrada de um novo indivíduo neste plano é singularmente alquímico. O corpo formado para abrigar a inteligência que adentra o reino da matéria deverá ser rigorosamente compatível com o padrão da vibração de seus corpos superiores— e assim o será — pois estas vibrações é que moldarão o corpo físico.
  Sabemos que no momento em que a criança é concebida ocorre um perfeito alinhamento planetário: a posição de todos os astros (que são bases físicas das energias operadoras do universo) é tal, que permite a inteligência que encarna imprimir seu padrão energético pessoal inteirando com o novo universo que adentra. Assim, não temos determinadas característica por que nascemos em determinado dia, mas sim, nascemos no determinado dia e local por termos tais características para ali nos desenvolver.
  Vale notar que a Temperança é este momento de "dia" e "local" onde podemos dialogar no Tarô, mas é também com esta inteligência, que muitas vezes chamamos de outro, como fazemos com nossos amigos mais íntimos, aqueles a quem confiamos tudo que nos é valioso, inclusive nossa vida. O mais importante nesta carta talvez seja o conhecimento de que somos nós mesmos que conduzimos tudo. O anjo, ou o outro surge de nossa necessidade de a tudo personificar. Porém, não te esqueças de que tua vida no mundo da manifestação material não é apenas um episódio isolado. Tua vida no mundo humano tem um sentido e um propósito espiritual determinado. Ela prepara teu amanhã divino. Teu Anjo da Temperança conhece os propósitos de tua vida manifestada de forma completa e total. Precisas velar para que estes propósitos sejam cumpridos e para que possas tirar o melhor proveito possível.
  Este Arcano está sempre se utilizando da inspiração e da intuição para te falar de teus desvios de propósitos. Muitas e muitas vezes algo dentro de ti diz para "não continuar uma determinada empreitada", "não fazer uma viagem", "parar com um determinado vício", "mudar certo comportamento", "abandonar a companhia de certos grupos ou pessoas", "fazer certa coisa que nunca tinhas imaginado fazer", etc. É o que a Temperança pode fazer para guardar tua missão como encarnado. Quanto mais ouves a voz sutil de teu Anjo mais guardado estarás no caminho escolhido por ti mesmo para esta vida e para completares tua missão, mesmo que não te lembres dela.  
  Todavia, as asas sempre abertas desse Arcano parecem colaborar para o equilíbrio, simbolizando a interação incessante que ocorre em todos os setores da natureza. A Temperança quer dizer mudança, alteração, no sentido de que deve ocorrer uma ativa transformação de forças. A figura angelical é feminina, segura uma ânfora em cada mão, onde corre um líquido espesso entre elas, é uma representação da essência da vida, fluindo do passado para o futuro. É a virtude universal, que derrama a água do seu jarro azul (o espírito) para o jarro vermelho (a força). Mostra a importância do equilíbrio interior, da moderação adequada. Tem a seriedade de quem trata de assuntos importantes com harmonia, sabendo conciliar os opostos.
   Refletir, publicar, escrever sobre o arcano da alquimia é hoje um desafio para mim. A palavra desapareceu do vocabulário do homem médio, assim como do vocabulário da “elite” intelectual, laica ou religiosa. Quanto a nós, a última vez que a escutamos foi no início do século, em nossa infância ou nas eras de nossos antepassados, quando o professor instava-nos, à saída da escola, a aderir a uma “sociedade de temperança” ― cuja específica finalidade era a de combater, não só as incontáveis formas da intemperança, mas o alcoolismo, que afligia um pouco por toda parte, particularmente as classes operárias europeias.
  Mas vamos lembrar que esta carta fala de compatibilidade e harmonia no mundo dos relacionamentos e que pode se consolidar num futuro próximo.
  A pessoa que escolhe essa carta pode se considerar amada e tida em alta consideração ainda que não haja demonstrações exageradas desse amor por parte do outro, ou dos outros. Favorece casais a encontrarem um meio-termo atingindo assim uma intensa integração em todos os níveis. É um processo de amadurecimento que levará a autoconfiança e a autoestima. A Temperança significa a mudança perene no ritmo da vida; no plano sentimental, este Arcano aconselha o consulente a mostrar-se mais flexível frente às circunstâncias do dia a dia e também mais acessível às oportunidades que surgirão. Embora seja um período comandado pela moderação, é preciso não se deixar estagnar nessa moderação e permitir que oportunidades sejam vivenciadas muito bem, como não deixar de ter objetivos e sonhos a serem concretizados. Cuidado para não se deixar levar pela preguiça, prostração e timidez. A pressa é inimiga da perfeição, mas nem por isso você deve ficar interminavelmente aperfeiçoando alguma coisa, visto que tal atitude tende a bloquear o fluxo de sua vida. Mesmo na Tarologia nome mesmo de “temperança” significa uma certa moderação, um “temperamento”, ou, em termos precisos, uma certa “medida no julgamento e na conduta”; enfim, uma “solução adequada” aos problemas que envolvem os prazeres que o homem não deixa de experimentar no curso de sua vida.
  Esta medida que a razão impõe às ações e às paixões humanas é o sentido geral da palavra Temperança. Em seu sentido mais restrito ao tarô, temperança se define como virtude, pois ela é a virtude que põe um freio à concupiscência que mais fortemente atrai o homem. Ela tem, pois, uma matéria especial no tarô, a concupiscência de bens sensíveis que todos desejamos e, particularmente, o deleite de tocar o que nos parece atraente e que é tanto maior quanto os atos que se dirigem a eles provêm de um impulso de nossa natureza, a saber, daqueles responsáveis por conservar a natureza do indivíduo ― o comer e o beber ― e a natureza da espécie, pela união do homem com a mulher. O motivo da dança equilibradora da carta da Temperança é importante para o Tarô. É uma forma de arte, uma forma de sermos relativamente adequados, para não perder nossas personalidades únicas de movimento livremente feliz.
   Como sabemos, a coreografia da vida não segue a lógica, mas a dança do Anjo da Temperança é ordenada, leve e apaziguada. Sim, mas temperar significa sermos mais equilibrados e significativamente mais adequados. A temperança, portanto, trata do prazer do tato, que é, de acordo com Aristóteles e com o bom senso, a raiz de todas as sensações. Coisa que observamos nas expressões populares, que se referem a um espetáculo dizendo que agride a vista; de um barulho, que nos fere os tímpanos; de um perfume, que acaricia o olfato; de um vinho inebriante, que seu buquê envolve o paladar. Essas metáforas são muito sugestivas ao arcano que melhor integra esse poder que é temperar, dosar e alquimizar a vida.

Sejamos temperantes na vida!



sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dica Literária:Também Somos Luz

  Este é um novo quadro que eu pretendo colocar para a divulgação da Umbanda, do Espiritismo e do Tarô onde almejo postar livros de teor espiritualistas para as pessoas terem mais acessos aos conhecimentos fornecidos e para também estimular a leitura e o prazer de ler um livro. E estimular o estudo principalmente entre os médiuns umbandistas embora, se frequentam o blog é porque quase obviamente gostam de estudar o Espiritismo e a Umbanda. Vamos para o primeiro livro:
 
    "Também Somos Luz" é um livro onde o Espírito Irmã Maria do Rosário através da médium Lúcia Cominatto, traz profundas palavras que são lições que tocam e mexem com a alma no inicio de cada texto ela cita um versículo do  Evangelho do Mestre Jesus Cristo, com textos maravilhosos que fazem refletir nosso comportamento, sobre a nossa conduta de vida, nos intimando para a reforma íntima mensagens que nos dão força de continuar diante de tempestades que enfrentamos em nossas vidas, mensagens que nos dão estímulo  para continuar enfrentando com galhardia e resignação todas as provas e expiações em nossas reencarnações. Leia um trecho: "Não desanimes, jamais, mesmo que possam te taxar de algo pejorativo. Prossegue, com firmeza, transitando pelos caminhos retos que escolheste e que haverão de preencher a tua alma de alegria e paz”. Feito pela Editora EME.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Tarô no ambiente Politico-econômico

Será um ano de difícil reconciliação se não houver cooperação entre as duas principais tangentes da política atual PSDB e PT, assim como mostra a carta Três de Paus; O Cavaleiro de Paus mostra que novidades para a economia chegarão e que terão novas áreas e novos estudos a serem explorados como apresenta o Pajem e Ouros para o Ministério da Fazenda.
Com isso os programas sociais até mesmo os que foram lançados no início do Governo Lula precisarão ser revistados, claro com toda calma e segurança onde A Temperança, reforça para tomar cuidado com os atritos políticos, tornando as coisas quase impossíveis de serem resolvidas conforme indica o Dez de Ouros, A Morte e o Cinco de Paus demonstra que os lucros macro-econômicos poderão ser obtidos, contudo o governo terá bastantes dificuldades e a estabilidade voltará mas será um processo longo e dificultoso conforme mostra o Dez de Ouros.

O Julgamento diz que haverá mudanças, uma forte transmutação para ser exato talvez Dilma pode sofrer o impeachment o mercado deverá procurar um novo horizonte, está esperançoso e, deverá o governo ter uma relação clara como diz o Valete de Copas e A Estrela.

A Rainha de Espadas que talvez represente a Presidente Dilma no jogo passará por certas dificuldades e deverá tomar cuidado com o excesso de poder como mostra o Quatro de Ouros e se tudo for comedido, aí entrará A Justiça que talvez pode estabilizar seu governo, embora as coisas tendem tanto para o sucesso da salvação de sua reputação ou tende para o fracasso total com o seu impeachment.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Meditemos

 
 

 


                                                                   Psicografado por: Francisco Candido Xavier
                                                                    Ditado pelo Espírito: Casimiro Cunha
Respeito, felicidade
Afeto e bênçãos granjeiam,
Quem resguarda a própria boca,
Contra o mal da vida alheia.
Para guardar a alegria,
De nunca desacertar,
Espera para pedir
E apressa-te em ajudar.
Não te acomodes à astúcia.
O braço que arma a esparrela
Frequentemente é o primeiro
Que se arroja dentro dela
No seio das afeições,
Conserva a paz que abençoa.
Quem ama efetivamente
Entende, ajuda e perdoa .
A franqueza fala sempre,
Com razão ou sem razão,
Mas a prudência bondosa
Espera a interrogação.
Não faças da própria vida
Preguiça folga ou pilheria.
O dia despreocupado
Traz o cartão da miséria.
Desculpa infinitamente
Aos que te oferecem carinho.
Quem colhe a graça da rosa
Recebe igualmente o espinho.
Sê calmo, brando e indulgente,
Entre as agruras da sorte
.
Diante da consciência
Nem sempre a força é mais forte.
Evita a sombra da ira,
Controla a impulsividade.
A pessoa enfurecida
É uma fera em liberdade.

No mar revolto da vida
Não se desvaira, nem teme,
Quem ama e serve lembrando
Que Jesus está no leme.

 

 


 
 
 


 
 

sábado, 6 de dezembro de 2014

Previsões para 2015

Cartas Ciganas:O ano de 2015 será um ano onde a saúde entrará em um colapso(chicote e a árvore),mais do já está e provavelmente o ebola fará ainda mais vítimas,contudo com certas medidas da OMS(Organização Mundial da Saude) a situação pode se estabilizar não que vai voltar ao normal mas, que a situação dos nossos irmãos africanos amenizará.Nas relações familiares estarão em harmonia pois precisamos resgatar os valores da família,um ano em que o Brasil ainda se encontrará em uma encruzilhada como mostra a carta "O Caminho" e a atual situação política influenciará o ano.


A carta "O Cão","Os Peixes" e "O Navio" e "A Cruz" indicam que teremos notícias sobre a economia e "A Torre" nos alerta que devemos ficar de olhos abertos,cuidar do bolso,não sair do atual emprego,tomar cuidado ao investir seu capital em algo, enquanto as coisas esquentam esquentarão mais ainda."O Ramalhete de Flores " indica que que a Presidente Dilma (representada pela carta a dama) terá certo trabalho,andará pisando em ovos,sendo que não poderá tapar o sol com a peneira pois a carta "O Sol" trará a verdade e fará os corruptores serem punidos é o que nós esperamos num país sem lei pois isto será de um grande aprendizado diz a carta "A Criança" reforçará o crescimento de nossa democracia que ainda é muito imatura e que estamos pagando um alto preço por ela.



Tarô:pela soma dos números 2+0+1+5 o arcano que vai regere 2015 é o arcano "A Justiça" indicando,disputa principalmente na política,para ser exato entre governo e oposição onde a Presidente Dilma andará em uma corda bamba já nomeando um ministro conservador para o seu próximo governo já que este arcano trabalha muito na área jurídia e Geo-política.

"A Justiça" é um arcano muito inflexivel,todos estamos sujeitos como sempre em nossas vidas a colher o trigo e/ou o joio como disse o Mestre Jesus,devemos moderar em nossos planos e desejos a nos lembrarmo-nos da Lei de Ação e Reação.Choques de força onde a imparcialidade é uma arma adequada,principalmente os nossos governandes e autoridades públicas.

Veremos agora os arcanos secundários "A Papisa"(2),"O Louco"(0),"O Mago"(1) e "O Papa" esquematizando:

2 A Papisa 0 O Louco 1 O Mago 5 O Papa.




A Papisa ainda vem reforçando que tudo o que conseguimos é através do mérito,que devemos nos entregar no futuro com confiança,proteger nossos desejos e fraquezas.

O Louco na sequência,pede para irmos avante,mesmo nesta instabilidade que ele próprio representa,tomar cuidado com as compulsões e desejos é hora de nos reoriantarmos diante da vida,reforçando ainda mais a regência do arcano "A Justiça".

O Mago orienta aprendermos tudo que os outros arcanos regentes nos passam e praticar pois os tempos da colheita são chegados,construir bases em uma rocha forte e firme assim como disse o Mestre Jesus,apomta energia e versatilidade no cotidiano.

O Papa -terminando este ciclo numerológico- indica que que devemos ser flexíveis diante das pedras no caminho,buscar inspirações da Espiritualiade Maior e obedecer as leis de Deus.